sábado, 24 de julho de 2010

Dia 53 - Vinhais a Valpaços

DESCRIÇÃO 22.07.2010
08:30h - Arranque do Parque Biológico de Vinhais
09:00h - Reunião com técnicos da Câmara Municipal, em Vinhais
10:40h - Arranque para Valpaços
13:00h - Chegada a Valpaços
16:00h - Reunião na Câmara Municipal de Valpaços

Total do dia: 63 km em 3:15h
Total do Projecto: 2384 km desde 22.05.2010

- Planta e perfil da etapa de hoje, utilizando http://www.ridewithgps.com/

RELATO PESSOAL
Depois de acordar ao som dos burros, gansos e galos, esperava-me uma etapa com mais de 50 km, mas com metade deles numa valente descida.


- De manhã, à saída da casa de madeira onde pernoitei, oferta do Parque Biológico de Vinhais

- Na Câmara Municipal de Valpaços, com técnicos superiores, depois de uma reunião em que se partilhou acima de tudo experiências de vida.

- É algo que adoro ver: uma fonte com água de nascente, fresca, na berma da estrada. Parei para atestar o cantil.

- Paisagem Transmontana, em plena Terra Fria

- À esquerda: beneficiação da E.N.
À direita, troço antigo da mesma

Existem vários critérios para se beneficiar uma estrada. Desde pavimento em mau estado, a curvas apertadas, ao elevado tráfego de ligeiros e pesados, elevada taxa de acidentes rodoviários, novo perfil transversal, etc...

Contudo, por vezes, a beneficiação sairia muito mais barata e teria muito menos impacte ambiental se se mantivesse o eixo original. Na foto, para se cortar uma curva, que me pareceu ter raio suficiente para ser percorrida em segurança a 80 km/h, realizou-se uma escavação com mais de 8 metros de profundidade ao longo de dezenas de metros. Para se poupar uns segundos, na deslocação do ponto A ao ponto B, encareceu-se a obra, deixou-se uma marca no solo muito maior. Será que o Azeite se estraga, se demorar mais 5 minutos a chegar ao loncal de destino? Seremos um povo mais desenvolvido, por nos deslocarmos um pouco mais depressa? Tenho dúvidas que assim seja.

- Paisagem Transmontana, que se observa a 900m de altitude

- Paisagem bem diferente, cá em baixo junto ao Rio Rabaçal

- Ao fundo, Valpaços

- Parei num restaurante para almoçar, em Valpaços. Na televisão passava o Jornal da Tarde, da SIC. Que giro foi ver a reacção das pessoas ao verem a reportagem sobre este projecto na TV, e repararem que eu estava mesmo ao lado delas. Eu, e a "Poderosa".

- Acabou por naturalmente surgir uma conversa, inclusivé com os donos de restaurante, que acabaram por me oferecer o almoço ... e convidar para jantar, que aceitei de muito boa vontade. Obrigado ao Restaurante Oliveira de Valpaços.

- Este vai ser o meu quarto para esta noite: o pavilhão de desportos dos Bombeiros de Valpaços. Tenho, só para mim, 400 m2 de área :) Alguém tem um quarto maior?

- Um colchão e o saco-cama, num dos cantos deste quarto improvisado

- Câmara Munipal de Valpaços, com a fachada em limpeza

- Que melhor local para amarrar a bici, que no andaime, mesmo ao lado da porta da câmara? Um previlégio só ao alcance de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte

Na Câmara Municipal, fui recebido por técnicos de diversas áreas. É comum observar-se uma certa relutância em relação à promoção da bicicleta como meio de transporte. O preconceito e o estatuto, a falta de experiência nestas matérias, e o receio de se ser apontado, impedem muitas vezes estas pessoas de agirem no bom sentido. Quando lhes digo que o exemplo pode, e deve vir de cima, tendo as autarquias, os seus políticos e técnicos, o dever de sensibilizar e informar as populações, e até o dever de dar o exemplo, nota-se que receiam mexer demasiado com os hábitos das pessoas, e até de serem apontados na rua. "Mais vale fazer o que eles querem, do que dizer-lhes o que fazer" parece ser este o mote.

- Igreja Matriz de Valpaços, uma cidade ciclável em termos de inclinações e tráfego.

Valpaços aparenta, numa primeira análise, ser uma cidade ciclável do ponto de vista das inclinações e do tráfego.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 10

Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Aos técnicos da C.M. de Valpaços, pela reunião e troca de experiências
Aos Bombeiros de Valpaços, por me albergarem uma noite.
Ao Restaurante Oliveira, em Valpaços, pelas refeições oferecidas.

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

3 comentários:

  1. O Restaurante Oliveira de Valpaços deseja que esta pedalada dê muitos frutos no futuro.
    Proprietários e funcionários desejam toda a sorte do mundo em todas as pedaladas da sua vida.
    Beijos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Caríssimos, um grande abraço para todos no Restaurante Oliveira. Foi também graças a vocês que a minha passagem por Valpaços foi muito agradável. Fiquei surpreendido com a simpatia das gentes, pela boa comida e impressionado com facto de uma boa parte daquilo que comi ser da região: azeite, vinagre, feijão, batata e azeitonas eram produtos da região. A isso chama-se sustentabilidade, pelo facto de utilizarem alimentos produzidos localmente. Assim, esta viagem é ainda mais amiga do ambiente.

    Vão dando notícias.
    Paulo

    ResponderEliminar
  3. boas! apanhei este blog agora, e vou começar a seguir. continuação de boa viagem.

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................