sábado, 31 de julho de 2010

Dia 59 - Braga a Guimarães

DESCRIÇÃO 30.07.2010
08:45h - Arranque para Guimarães
10:00h - Chegada a Guimarães
11:00h - Reunião na Câmara Municipal de Guimarães
13:00h - Almoço em restaurante típico
17:00h - Visita pela cidade e arredores
21:00h - Jantar com amigos
23:30h - Encontro com outros viajantes

Total do dia: 30 km em 2:00h
Total do projecto: 2724 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
A passagem pelo berço da nacionalidade fica registado pela intensidade de contactos humanos, pela hospitalidade das gentes, e pelo estilo de vida descontraído.

- De Braga a Guimarães são 22 km, com inclinações relativamente suaves. Percorrem-se em pouco mais de uma hora para quem como eu carrega 25 kg de carga. A meio do percurso, dois Vimaranenses, adeptos da bicicleta encontraram-se comigo e acompanharam-me no resto da etapa. Devo antes dizer, todo o resto do dia. Foram os meus cicerones. Na foto, a contar da esquerda: José Cunha, Amadeu Portilha (Vereador), Paulo e Orlando Lemos. A reunião na Câmara veio apenas confirmar que as questões da mobilidade estão na ordem do dia, por todo o país.

- O Grande Rei, imortalizado pelo seu legado: Portugal

- O castelo do Rei

- No centro da cidade, no "Largo da Oliveira"

- Lanche com gente da terra, que partilhou comigo um pouco do seu modo de vida.

- Uma sessão de relaxamento muscular, em pleno largo, parte do programa de saúde da C.M. Guimarães, enquadrado nas festa da cidade.

- Passeio ao Monte da Penha

- Monte da Penha

- Não é efeito especial, mas ainda o fumo resultante dos incêndios florestais que assolam a região, nesta época de altas temperaturas.

- Eu e os novos amigos Vimaranenses: Xavier, José Cunha e Orlando Lemos

- Ao final da tarde, convite para jantar em casa do Francisco, outro adepto de BTT. Aqui, a preparar o churrasco no jardim de sua casa.

- Ao final da noite, tive o previlégio de ser convidado pelo Rafael e pela Tânia, dois grandes viajantes portugueses ... de bicicleta pelo mundo, para uma conversa de partilha de experiências. Têm o blogue http://www.2numundosobrerodas.blogspot.com/ onde relatam as suas aventuras. Na foto, no café "Terra de Ninguém", paragem obrigatória para os viajantes que visitam Guimarães.

CURIOSIDADE DO DIA
Numa torre, uma escultura e evocar os maus espíritos


DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 2:00h
Visualizações do blogue: 450
Novos amigos no Facebook: 10

Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Ao José Cunha, Orlando Lemos e Xavier, por terem partilhado comigo bons momentos de conversa e troca de experiências pessoais e profissionais.
Ao José Cunha, por ter me providenciado estadia.
Ao Francisco e sua famílis, pelo jantar e serão agradável.
Ao Vereador Amadeu Portilha, pelo tempo dispensado e pela troca de impressões.
Ao Rafael e Tânia, por partilharem a sua viagem de nove meses de bicicleta pela Europa.

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

5 comentários:

  1. Acompanhei a viagem da Tãnia e do Rafael pelo estrangeiro e foi através deles (do blog) que tive conhecimento do seu projecto. Admirável, diria.
    Eu, que tenciono fazer o Caminho da Santiago (só desde Braga) já acho que vai ser uma prova de resistência para mim, quanto mais percorrer o pais de lés a lés durante 100 dias.

    Vou continuar a acompanhá-lo e que corra tudo bem nas etapas que ainda faltam.

    ResponderEliminar
  2. Sofia, obrigado pelo apoio.
    Verás que, se fores com calma, e fizeres etapas pequenas, não terás dificuldade. Qualquer grande caminho pode ser percorrido com pequenos passos.

    Abraço.
    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Amigo Paulo, espero que a sua passagem pelo Minho esteja a ser aprazível,com novas amizades e novos conhecimentos das localidades por onde vai passando.
    (A bicicleta é o melhor meio de proximidade entre as pessoas e o ambiente)

    Espero que este projecto seja uma chamada de atenção para poder-mos ter melhores condições no uso da bicicleta como veiculo de transporte e quem sabe um dia sermos uma Holanda no sul da Europa, promovendo um melhor ambiente sem poluição

    Continuação de uma boa viagem, força ai e parabens pela iniciativa.

    Um abraço.

    Xavier

    ResponderEliminar
  4. Caro Paulo,
    estava a ver o seu blogue dos dias 21 e 22 com as minhas filhas e veio à ideia (quando lemos 'o ciclista Paulo') a série de tv 'O carteiro paulo'. Depois lembrei-me de uma notícia recente sobre a utilização da bicicleta na entrega do correio que partilho consigo e com os seus seguidores:

    http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=CTT-com-bicicletas-electricas.rtp&headline=20&visual=9&article=341643&tm=6

    Cumprimentos e bom passeio, Vitor.

    ResponderEliminar
  5. Caro Paulo, hoje fui fazer o meu trino e encontrei o meu amigo Xavier, que me falou de si e do seu blog, queria-lhe dar o meu incentivo, para que continue o do seu projecto, sem nenhum incidente, e dar-lhe os meus parabéns pelo seu projecto e viva a bicicleta.

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................