segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia 56 - Vila Pouca de Aguiar a Cabeceiras de Basto

DESCRIÇÃO 26.07.2010
08:30h - Arranque de Vila Pouca de Aguiar
11:10h - Chegada a Cabeceiras de Basto

Total do dia: 60 km em 3:20h
Total do Projecto: 2520 km desde 22.05.2010

- Planta e perfil da etapa de hoje, utilizando http://www.ridewithgps.com/

RELATO PESSOAL
A viagem de hoje não correu como planeado. Tinha previsto subir ao Monte da Srª da Graça, mas uma espécie de lazeira matinal atrasou-me a saída e acabei por seguir directo a Cabeceiras de Basto. Mas fica a garantia: amanhã chegarei ao topo.

- Hoje foi dia de conversar com o José Candeias, em directo na Antena 1, pelas 06:50h. E por isso mesmo, o Sr. Domingos de Azevedo, homem da terra que se levanta todos os dias pelas 05:00h para ir a Vila Real aviar-se de pastelaria para o seu café, ouvi-me ... e viu-me na rua. Convidou-me para um café, dois dedos de conversa e ofereceu-me o pequeno almoço. O qual agradeço.

- O Sr. Domingos tem muito orgulho nos pastéis de nata. Disse-me "Nem só em Lisboa se comem bons pastéis". E tem razão. Estavam deliciosos.

- Já na estrada, a caminho de Cabeceiras de Basto, as paisagens continuam de cortar a respiração, em direcção ao Minho

- Imaginem que vão a pedalar descansados da vida, e de repente um cão manda-vos parar. Foi isso mesmo que me aconteceu, á passagem por uma pequena localidade. As vacas e o lavrador tinham de passar para o outro lado da estrada. Depois de passarem umas 20 vacas e um lavrador montado num burro, o cão sinaleiro parou de me ladrar, e deixou-me seguir viagem. É assim, a vida no campo.

- Uma rotunda, a lembrar-me que estou a entrar no Minho.

- A Sraª da Graça, ao longe, a lembrar-me que hoje perdi a batalha de a subir. Mas a guerra continua e amanhã lá estarei, a 100% das minhas energias.

- Chegada a Cabeceiras de Basto. Na foto, o Mosteiro de São Miguel.

- Já na casa onde irei pernoitar, o monte da Srª da Graça avista-se ao fundo

- O Monte da Srª da Graça, provocante e selvagem, a desafiar-me para o subir. Quase 1000m de altitude, com mais de 800m de desnível desde a sua base ao topo. Que maravilhosa deve ser a vista 360º lá de cima.

Amanhã, depois de vir da Srª da Graça, já está marcada reunião na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pelas 11:00h.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 1 litro de água
Outros modos de transporte utilizados: nenhum
Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 1 par de meias
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 500
Novos amigos no Facebook: 10

Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

À Zira do Couchsurfing, por me ceder a chave da sua maravilhosa casa de campo, em Cabeceiras de Basto

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

2 comentários:

  1. A esta hora já deves estar a descer a Sra da Graça... espero que tenha corrido tudo bem, quer na subida, quer no sentido inverso. Fico à espera de (re)ver as imagens do topo.

    ResponderEliminar
  2. Torres, foi espectacular !!!
    Principalmente a descida ;)

    Abraço.
    Paulo

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................