sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dia 35 - Idanha-a-Nova ao Fundão

Bloque actualizado com Magalhães 2
Bicicleta oferecida por Motovedras

DESCRIÇÃO 2010.06.30
08:00h - Arranque de Idanha-a-Nova
11:00h - Início da subida da Serra da Gardunha
12:00h - Chegada ao Fundão
14:30h - Entrevista na Rádio Cova da Beira
16:00h - Reuião com Rui Quelhas, da C.M. do Fundão

Total do dia: 50 km em 3:45h
Total do projecto: 1546 km desde 22.05.2010

RELATO PESSOAL
Saída de Idanha-a-Nova de manhã, em direcção ao Fundão. Pelo meio, uma barreira natural: a Serra da Gardunha, percorrida pela estrada nacional. 4 km a subir com inclinação média superior a 5%.

- À saída de Idanha-a-Nova, a paisagem a lembrar-me que estou na Beira Baixa. A Serra da Estrela espreita ao fundo, por trás da Serra da Gardunha

- Na localidade da Orca, um utilizador de bicicleta vem da sua quinta, com carga.

- Um estrada florida. Nao se está em comunhão com esta beleza, quando conduzimos o nosso automóvel, nas estradas portuguesas.

- Cada vez mais próximo da Serra da Gardunha

- O início da subida, para atravessar a Serra da Gardunha

- À medida que se sobe, a 6 km/h, a vista é cada vez mais deslumbrante

- Quase no topo, a virar para a Cova da Beira

- Uma única curva, larga, muda a paisagem totalmente. Finalmente, a Serra da Estrela e a Cova da Beira

- Tive companhia nos últimos quilómetros desta etapa. O Rui Oliveira, Lisboeta, que se apaixonou pelo Fundão há uns anos, e se mudou para cá com a sua família, é um utilizador da bicicleta como meio de transporte. Vai todos os dias à sua quinta, a 12 km do Fundão, de bicicleta. Pelo meio, tem de subir e descer a Serra da Gardunha.

- O Rui Oliveira, meu companheiro de pedaladas, utilizador de bicicleta como meio de transporte, e meu anfitrião por uma noite.

- Depois do almoço, visita pela cidade do Fundão

- As bicicletas, estacionadas à porta da Rádio Cova da Beira

- Em estúdio, com a jornalista Paula.

Pelas 16:00h, reuní com o Rui Quelhas, responsável pela divisão do Desporto, da C.M. do Fundão. Conversa agradável com pessoa de espírito aberto, e que apoia as bicicletas como meio desportivo, de lazer e de transporte. Para um futuro próximo, existe a intenção de criar uma ciclovia a unir o parque desportivo da cidade com o futuro parque de lazer na serra, a 3 km.

Em termos de inclinações, distâncias e tráfego, o Fundão é uma cidade com elevado potencial ciclável. Não tem neste momento rede ciclável, ou parte dela, implementada no terreno.

DADOS TÉCNICOS para cálculo de emissões de CO2
Malas, sacos e alforges: 6, com um total de 25kg
Consumo de líquidos: 3 litros de água
Outros modos de transporte utilizados: automóvel, de boleia, em 25km, com 4 passageiros

Duches: 1, de aprox.10 minutos
Peças de roupa lavada: 1 calções de ciclismo, 3 par de meias, 3 camisas, 4 camisolas, 4 boxers
Horas de utilização de computador: 3:00h
Visualizações do blogue: 400
Novos amigos no Facebook: 10

Carregamento de telemóvel e lanterna: Mala Solar com painéis fotovoltáicos

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:
MOTOVEDRAS, pelo excelente equipamento que me cedeu.
DIMODA, pelos fatos da Pierre Cardin que me cedeu, para usar nas cidades.
JP SA COUTO, pelo excelente PC Magalhães 2 que ofereceu para esta viagem
OFF7, pelo cálculo e compensação de emissões de CO2.
Bio Future House, pelas malas com painés foto-voltáicos que me carregam o telemóve e a lanterna.
Instituto Geográfico do Exército, pela oferta dos mapas de estradas que me orientam.

Ao Rui Oliveira, pela companhia durante o dia, e pelo tecto por uma noite.

À Radio Cova da Beira, pelo apoio à promoção da bicicleta como meio de transporte

À Carolina, minha mãe, por todos os dias acender uma vela de azeite a Nossa Senhora de Fátima.

Paulo Guerra dos Santos

2 comentários:

  1. Continuação de boa viagem e coragem para as subidas e calor que se avizinham.
    Boa sorte e continuação de uma optima jornada.

    ResponderEliminar
  2. Nunca desanimar !
    O calor custa mas um cicloturista aguenta tudo.

    Continuação de boa viagem, por essas estradas fora.

    ResponderEliminar

Dia 1 - Moita Dia 2 - Setúbal Dia 3 - Alcácer do Sal Dia 4 - Grândola Dia 5 - Santiago do Cacém Dia 6 - Sines Dia 7 - Vila Nova de Mil Fontes Dia 8 - Zambujeira do Mar Dia 9 - Aljezur Dia 10 - Sagres Dia 11 - Lagos Dia 12 - Portimão Dia 13 - Silves Dia 14 - Albufeira Dia 15 - Loulé Dia 16 - Faro Dia 17 - Tavira Dia 18 - Vila Real de Santo António Dia 19 - Alcoutim Dia 20 - Mértola Dia 21 - Serpa Dia 22 - Beja Dia 23 - Moura Dia 24 - Portel Dia 25 - Évora Dia 26 - Arraiolos Dia 27 - Estremoz Dia 28 - Elvas Dia 29 - Campo Maior Dia 30 - Portalegre Dia 31 - Nisa Dia 32 - Vila Velha de Ródão Dia 33 - Castelo Branco Dia 34 - Idanha-a-Nova Dia 35 - Fundão Dia 36 - Covilhã Dia 37 - Belmonte Dia 38 - Guarda Dia 39 - Celorico da Beira Dia 40 - Aguiar da Beira Dia 41 - Moimenta da Beira Dia 42 - Lamego Dia 43 - Vila Real Dia 44 - Tabuaço Dia 45 - Carrazeda de Ansiães Dia 46 - Vila Nova de Foz Côa Dia 47 - Vila Flôr Dia 48 - Mirandela Dia 49 - Macedo de Cavaleiros Dia 50 - Santa Comba de Rossas Dia 51 - Bragança Dia 52 - Vinhais Dia 53 - Valpaços Dia 54 - Chaves Dia 55 - Vila Pouca de Aguiar Dia 56 - Cabeceiras de Basto Dia 57 - Vieira do Minho Dia 58 - Póvoa de Lanhoso Dia 59 - Guimarães Dia 60 - Braga Dia 61 - Ponte de Lima Dia 62 - Valença Dia 63 - Caminha Dia 64 - Viana do Castelo Dia 65 - Esposende Dia 66 - Póvoa de Varzim Dia 67 - Porto Dia 68 - Espinho Dia 69 - Ovar Dia 70 - Murtosa Dia 71 - Aveiro Dia 72 - Águeda Dia 73 - Sever do Vouga Dia 74 - Oliveira de Frades Dia 75 - São Pedro de Sul Dia 76 - Viseu Dia 77 - Tondela Dia 78 - Santa Comba Dão Dia 79 - Coimbra Dia 80 - Montemor-o-Velho Dia 81 - Figueira da Foz Dia 82 - Pombal Dia 83 - Leiria Dia 84 - Nazaré Dia 85 - Caldas da Raínha Dia 86 - Rio Maior Dia 87 - Alcobaça Dia 88 - Fátima Dia 89 - Tomar Dia 90 - Abrantes Dia 91 - Entroncamento Dia 92 - Alpiarça Dia 93 - Santarém Dia 94 - Coruche Dia 95 - Salvaterra de Magos Dia 96 - Alenquer Dia 97 - Torres Vedras Dia 98 - Mafra Dia 99 - Cascais Dia 100 - Lisboa Image Map Passe com o rato sobre as localidades e aguarde 1 segundo. ...........................................................